terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

JUSTIFICATIVA

                                 
                            Programa Municipal de Dança na Escola.

            
                       A Dança na escola deverá propiciar atividades geradoras de ação e compreensão, favorecendo a estimulação para ação e decisão no desenrolar das mesmas, deve  levar a reflexão sobre os resultados de suas ações para poder modificá-las defronte algumas dificuldades que possam aparecer e através dessas mesmas atividades, reforçar estima, a auto-imagem, a autoconfiança e o autoconhecimento. 
                      A dança como uma das linguagens da arte, contribui significativamente para a mudança de comportamento dos nossos educandos, o acesso à cultura, as diferentes relações que se estabalecem, o estímulo corporal, o desenvolvimento cognitivo e afetivo experienciados, resultará na formação de sujeitos mais críticos e autonômos. A melhora no desempenho das demais disciplinas curriculares, no comportamento desses educandos , nas relações interpessoais e na sua atuação como sujeito no meio em que vive, confirmam essas contribuições.
         O Programa Municipal de Dança na Escola iniciou em 1999 como Projeto Piloto atendendo 10 escolas. Seu principal objetivo é oferecer uma educação integral aos alunos da rede pública municipal, afastando-os de uma situação de risco  social, possibilitando uma vivência mais saudável e segura  diante das  dificuldades apresentadas pelas comunidades mais carentes. Em 2011 atendemos 30 escolas no contraturno, alcançando um total de 1148 alunos com faixa etária entre 8 e 15 anos, do 2º ao 9º ano escolar.
       A partir dos resultados alcançados nos trabalhos desenvolvidos, algumas escolas ampliaram sua participação para festivais competitivos, como o Festival de Dança de Joinville e Mostras de Dança em outros municipios e estados.
        O Programa de Ensino de Dança nas Escolas Municipais, não tem a pretensão de formar bailarinos e bailarinas nem mesmo levá-los a experiências competitivas visando rendimento, mas sim, compreende a dimensão e expressão artística que resulta das pesquisas teóricas  e experiências corporais, assim como das interpretaçãoes de repertórios de danças populares brasileiras e das diferentes etnias presentes em nosso país.
         Os estímulos corporais presentes nas diferentes modalidades de dança, as vivências nos processos criativos, a ludicidade presente nas aulas, a apreciação de espetáculos de dança e de outras formas de expressão da arte, são as melhores motivações que propiciam o desenvolvimento integral dos nossos alunos.
        


Nenhum comentário:

Postar um comentário